domingo, 13 de abril de 2008

Vitória merecida

O clássico entre Palmeiras e São Paulo poderia ser visto por dois ângulos. O primeiro era do melhor momento vivido pelo time do Palestra Itália, que vinha de uma seqüência de 14 jogos de invencibilidade, enquanto o time do Morumbi vinha de uma derrota na quinta pela libertadores e com a resultado negativo por 4 a 1 no último jogo entre ambos engasgada. O segundo era o retrospecto do Alvi Verde contra o Tricolor no Morumbi e em decisões, que dão ampla vantagem aos são paulinos. Pois bem, assim se iniciou o jogo.
Desde o começo da partida o desenho do jogo ficava claro. O objetivo do São Paulo era primeiro destruir o jogo do Palmeiras, depois fazer o seu. Como conseguir isso? Marcando as principais jogadas palmeirenses, ou seja, marcando os laterais e Valdívia. O confronto do lado esquerdo são paulino tinha Élder Granja batendo de frente com Jorge Vagner e na direita Joílson batendo de frente com Leandro. Quanto ao mago chileno, Zé Luis fazia a marcação. As oportunidades criadas no certame pelo Palmeiras demonstram que o São Paulo fez bem este jogo. Valdivia quase não tocou na bola e o Palmeiras construiu apenas uma boa jogada com seus laterais, um cruzamento de Élder Granja que Alex Mineiro cabeceou na trave. A solução que o Palmeiras poderia ter seria colocar um de seus meias ou atacantes para tabelar nos flancos de campo com seus laterais, mas apenas Alex Mineiro buscou este tipo de jogada.
Já no ataque o São Paulo buscava as laterais para fazer sua jogada já tradicional, cruzamentos para Adriano cabecear. O Palmeiras ajudava fazendo diversas faltas laterais. Numa delas saiu o gol do time são paulino. Mesmo quem não viu o jogo pode imaginar como foi o tento. Jorge Vagner cruza na entrada da pequena área e Adriano cabeceia. O único erro foi que Adriano fez o gol com a mão, não com a cuca. Mesmo com o erro da arbitragem o que fica é o erro primário do Palmeiras numa jogada clássica do São Paulo este ano, Adriano entrou livre na área.
No início do segundo tempo o São Paulo fez mais um, em cima de um erro bizarro numa partida horrenda de Gustavo, novamente com Adriano que saiu cara a cara com Marcos e teve tranqüilidade para fazer. Aí o Palmeiras partiu para o desespero e Luxa colocou Denílson no lugar de Kleber e Lenny no lugar de Élder Granja. Mesmo com as alterações o time palestrino continuava desorganizado, sem criar uma jogada com trocas de passe ou ensaiadas. A sorte é que Lenny entrou bem na partida, puxando o jogo pelo lado direito do ataque palmeirense. Num desses lances sofreu penal duvidoso de Alex Silva. Alex Mineiro bateu e descontou. O Palmeiras literalmente achou o gol que o mantem vivo no campeonato. O São Paulo foi melhor e poderia ter matado a partida.

Nenhum comentário: