segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Keirrison e Pato na seleção já. Ou em breve.

O futebol brasileiro sempre foi marcado por ter ótimos atacantes. Sendo assim, nossa seleção sempre contou com a nata dos avantes usando sua camisa. Em todas nossas conquistas mundiais tínhamos um atacante fora do comum. Em 58 e 62 vimos os gols salvadores de Vavá em partidas apertadíssimas, como a contra a Russia em 58. Vencemos por 2 a 0, ambos gols dele. Em 70, Jairzinho fez gols em todos os jogos, incluindo o da vitória magra (1 a 0) no jogo épico contra a Inglaterra. Na Copa de 94, Romário não só nos levou até os Estados Unidos, como carregou a equipe burocrática de Parreira ao título. Em 2002, Ronaldo Fenômeno quebrou o recorde de Fontaine como o maior artilheiro de todas as Copas e foi decisivo na campanha. Como também o foi seu companheiro de atacaque, Rivaldo. Fora os tantos outros que não foram campeões mundiais, mas jogavam o fino da bola, como o Diamante Negro e Careca.
Entretanto, após o fiasco de 2006 o ataque da seleção brasileira é marcado por uma grande interrogação. Além disso, tivemos que ver passarem por lá jogadores que estão longe de fazer mérito a história de nosso ataque. Usaram a amarelinha Vagner Love, Rafael Sóbis, Julio Batista e Afonso. É claro que o esquema tático de Dunga não ajuda atacante nenhum e até Romario sofreria jogando como o técnico da seleção quer que jogue o único atacante escalado por ele. Mas uma coisa é certa. Estamos ruim de atacantes, ainda mais comparados a outros tempos.
Por isso, creio que o ataque da seleção deva ser modificado. Temos novos talentos surgindo em 2007 e este ano (nenhum dos atacantes titulares de Dunga é revelação dos últimos dois, três anos). Assim, discordo do que diz nosso técnico. Que alguém para jogar pela seleção tem que ter história no seu time. Proponho Alexandre Pato e Keirrison já para o ataque canarinho. Ambos são muito melhores do que os atuais convocados por Dunga. E o primeiro só não deu certo até o momento na seleção devido ao esquema tático extremamente defensivo de nosso técnico.
Pode ser que o futuro me desminta e Pato e Keirrison não estourem. Mas creio que ambos irão pertencer ao primeiro escalão do futebol mundial. Assim, creio que em breve, com ou sem Dunga, estes serão os titulares da seleção.

Nenhum comentário: