quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Palmeiras estréia com vitória no Paulista

O Palmeiras teve um janeiro conturbado. Vários jogadores não tiveram seus contratos renovados, outros mudaram de equipe e as contratações demoraram para ocorrer. Assim, o mês de pré-temporada foi marcado por desconfianças na equipe do Palestra Itália. O que esta nova equipe poderá render é o questionamento de todos.
O começo pode não ter sido brilhante, mas foi com vitória de 1 a 0 sobre o Santo André no Campeonato Paulista. A equipe começou com apenas três jogadores que terminaram o ano no time titular, Diego Souza, Pierre e Sandro Silva. Dos reforços começaram jogando os zagueiros Maurício Ramos e Danilo e o meio campo Cleiton Xavier. O restante da equipe era composta por reservas do ano passado, como os laterais Jeferson, Fabinho Capixaba e Lenny.
A equipe iniciou a partida no esquema 3-6-1, com apenas Lenny no ataque. A intenção de Luxemburgo é o de fortalecer a zaga, ainda desentrosada, e ter uma equipe mais rápida que saia com velocidade para o jogo em lances de contra-ataque. Entretanto, a fórmula não deu certo no começo da partida e a equipe foi dominada pelo Santo André. Nos escanteios cobrados sempre perigosamente por Marcelinho Carioca a equipe de Santo André criava suas melhores chances, sendo uma delas uma bola tirada em cima da linha após cabeceio do zagueiro Marcel aos 25 minutos. Parecia que o tormento das bolas palavras seriam a tônica no Palmeiras de novo.
Depois disso, o Palmeiras começou a dominar o jogo após os 30 minutos. O meio campo da equipe palestrina aumentou sua posse de bola com Diego Souza e Lenny buscando o jogo e movimentado-se bastante. Com isso, as chances de gol surgiram. Aos 43 minutos, Maurício Ramos rouba a bola no meio campo, toca para Fabinho Capixaba, que rola para Lenny na entrada da aéra. Este domina e passa para Cleiton Xavier, que avançou em profundidade nas costas da zaga e com um belo toque na saída do goleiro faz o primeiro gol do Campeonato Paulista. Uma ótima triangulação da equipe alviverde.
O segundo tempo foi melhor, mesmo não tendo ocorrido gols. O atacante Jonathan levava perigo para a zaga palmeirense. E a equipe do palestrina respondia. Primeiro com Lenny, que em bonita jogada individual, em que avança driblando e saí frente-a-frente com o goleiro Neneca, mas se atrapalha e o goleiro faz a defesa. Depois Jeferson, que chuta para fora na saída do goleiro, após ótimo passe de Cleiton Xavier. O Santo André ainda mandou um chute na trave com Chiquinho, aos 25 minutos.
No mais, uma chance para o verdão com Diego Souza e outra para a equipe do Santo André num cabeceio de Osni. E o jogo termina mesmo em 1 a 0 para o Palmeiras.
O Palmeiras, que deve ter como proposta de jogo o contra-ataque e a movimentação com muitas trocas de bola, tem que melhorar estes fundamentes, pois tanto Lenny, quanto Diego Souza desperdiçaram bons contra-ataques. A equipe errou muitos passes. Além disso, os laterais não tem potencial para serem armas perigosas neste tipo de jogada. É esperar e ver se a diretoria contratará um lateral direito e como atuará o colombiano Pablo Armero.
Dos estreantes, Cleiton Xavier foi o melhor. Boa movimentação, passes e na jogada do gol fez uma passagem rápida de meio para o ataque, saindo na cara do gol.

Nenhum comentário: