terça-feira, 19 de agosto de 2014

De olho em 2016: conheça Isaquías Queiroz

    Hoje falaremos de uma das esperanças de medalha para os Jogos Olímpicos de 2016. É o canoísta Isaquias Queiroz. Passada a Copa do Mundo de Futebol, o mundo dos esportes vira seus olhos para este evento. E o Mais Um acompanha diversos esportes e vai dar seu pitaco sobre alguns deles.

     O Brasil tem pouquíssima tradição na canoagem. A modalidade é disputada em dois estilos: velocidade e slalom. Isaquias Queiroz disputa no estilo velocidade. São disputadas 3 provas neste estilo nas Olimpíadas (C1 200 metros e C1 1000 metros (individuais) e C2 200 metros (dupla). Antes de Isaquias Queiroz, o nome mais conhecido neste esporte tinha sido Sebastian Cuattrin, um argentino naturalizado brasileiro. Diferentemente de Queiroz, Cuattrin competia no caiaque (K). Ou seja, na modalidade slalon. Cuattrin medalhou em panamericanos e participou das Olimpíadas de Atenas, em 2004.

     Isaquias Queiroz já pode ser considerado o melhor atleta brasileiro na modalidade de toda história. Os olhos da impressa e do mundo se voltam para Queiroz desde 2011, quando ele ganhou duas medalhas nos Jogos Mundiais Junior de canoagem. Nesta competição, o atleta ganhou duas medalhas. Uma na prova não olímpica do C1 500 metros (prata). Outra a medalha de ouro na prova olímpica C1 200 metros. Com esse feito, se tornou o primeiro atleta brasileiro a ser medalhista em um mundial da categoria.

     

     O atleta fez muito bem a transição de júnior para profissional. Em seu primeiro mundial, em 2013 na Alemanha, conquistou duas medalhas. Bronze na prova olímpica do C1 1000 metros. E ouro na prova não olímpica do C1 500 metros. Mais uma vez, foi o primeiro atleta brasileiro a conseguir tal feito. Na transição do júnior para o adulto, o atleta decidiu não competir no C1 200 metros.

    Este ano, Queiroz começou muito bem! Primeiro na etapa da Copa do Mundo de canoagem, ocorrida em maio na Itália, ganhou duas medalhas. Ouro no C1 500 metros. E bronze no C1 1500 metros (não olímpica). No mundial o atleta teve uma participação quase perfeita! Bateu recorde do mundial no C1 500 metros nas semifinais e ganhou o ouro novamente. No C1 1000 metros a medalha de ouro não veio por pouco. O atleta caiu da canoa a poucos metros do final da prova e foi desclassificado. Mas não parou por aí. Visando os jogos olímpicos, o atleta começou este ano a competir com Erlon de Souza na prova C2 200 metros. E a estreia foi excelente! A dupla foi medalha de bronze!

    Ainda faltam dois anos para as Olimpíadas. Mas sem dúvidas, Isaquias Queiroz tem feito um ciclo olímpico excelente e vai se tornando um dos poucos atletas brasileiros a ter chances reais de medalhas em 2016! O Mais Um vai acompanhar a trajetória do atleta!

Nenhum comentário: