quarta-feira, 25 de junho de 2008

50 anos!!

No domingo, 29/06, fará 50 anos que o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo. O título veio depois de uma campanha, digamos, quase perfeita. Goleadas na França do artilheiro Fontaine e na Suécia, que havia eliminado a atual campeão Alemanhã e também a toda poderosa URSS. Além de vitórias frente a própria URSS e também sobre a Áustria e o País de Gales. No final foram 6 jogos, com 5 vitórias e um empate contra a Inglaterra.
No Brasil, as comemorações levantarão a velha questão. Quem foi melhor: O Brasil de 58 ou o Brasil de 70? O grande mestre Armando Nogueira acha que foi a de 58. Os motivos dele, não sei. Mas penso que tem a ver com os seguintes:

- Zagallo foi o primeiro ponta a voltar para marcar, dando consistência defensiva em uma época que defender não era prioridade. Com isso, nossos laterais podiam avançar. Era o começo de mudanças táticas profundas no futebol.
- Foi a única Copa em que podemos ver Pelé e Garrincha juntos em mais de 2 jogos. Além disso, mostrariam ao mundo a dupla que para a grande maioria de brasileiros são nossos dois maiores jogadores e também dois dos maiores do mundo.

Além destas, foi a conquista de 58 que fez muitos acreditarem que o complexo do cachorro vira lata, eternizado po Nelson Rodrigues, deixasse de existir, ou no mínimo, diminuísse entre os brasileiros.

Nenhum comentário: